Painéis temáticos
Na edição deste ano, contaremos com a presença de alguns dos principais nomes nacionais e internacionais do Direito do Patrimônio Cultural
A temática do Patrimônio Cultural, por natureza, é interdisciplinar e envolve especialistas das mais diversas áreas do conhecimento; todavia, tamanho alcance de interesse não pode significar um relativismo na forma de se tratar o tema. Por isso, o II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural / III Fórum de Capacitação de Agentes Municipais com Atuação no Patrimônio Cultural pretende enfatizar o debate em torno dos aspectos jurídicos ligados à matéria, abrangendo o convite a palestrantes que dedicam seus estudos e pesquisas a compreender melhor esse objeto de proteção do Direito: o patrimônio cultural, em todo o território nacional, especialmente aquele inventariado.


Painéis: metodologia colaborativa
Será implementada uma metodologia que possibilite a construção colaborativa das discussões. Ao invés de definir uma mesa com palestrantes e um determinado tempo de fala para cada um, a exposição se dará no formato de “rodas de conversa” onde, em um ambiente mais casual, sem mesa e apenas poltronas voltadas para o público, o mediador encaminhará perguntas, previamente desenvolvidas pelas entidades organizadoras do Seminário, para serem debatidas entre os especialistas. Desse modo, espera-se que tanto a construção das perguntas, como as discussões entre os especialistas se paute em questões que efetivamente afetam os envolvidos com a eleição e gestão dos bens inventariados. Para já, algumas questões já estão sendo selecionadas em razão das várias reuniões preparatórias com as entidades organizadoras e apoiadoras do II Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural:
01. Existe uma metodologia de referência a ser empregada na realização de inventários e na sua atualização?
02. Como proceder quando, no momento de atualização das fichas de inventário, for constatada a descaracterização do bem, ou mesmo a sua completa destruição?


Painel 1: Para além do "Tombacentrismo": Os Efeitos legais do Inventário na Proteção do Patrimônio Cultural
Painel 2:
Fora do Convencional: A Importância dos demais Instrumentos de Proteção do Patrimônio Cultural
Painel 3:
O “Inventário” do Patrimônio Cultural no Direito Comparado
Painel 4:
O Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial: Efeitos Legais
Painel 5:
A Proteção do Patrimônio Cultural Inventariado a partir da Jurisprudência Nacional
Painel 6:
Estudos de Caso: a Vulnerabilização e a Perda do Patrimônio Inventariado Brasil afora
Contato
nepacufop2008@gmail.com
© 2025. All rights reserved.
Endereço
Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328, Ouro Preto - MG, 35400-000
Localização

