Lançamento da 2ª Edição do Manual para quem vive em casas tombadas
O Manual Para Quem Vive em Casas Tombadas é um guia prático que orienta aqueles que, de maneira direta ou indireta, vivem ou têm contato com o Patrimônio Cultural edificado, urbano ou rural. Gestado pelo NEPAC/UFOP entre os anos de 2015 e 2018, com a colaboração de vários professores e estudantes, o livro é uma ferramenta útil para esclarecer os problemas jurídicos que podem advir da posse/propriedade ou do contato com bens culturais. Essa obra ainda contou com a contribuição do IPHAN (co-autoria do André Macieira) e com as revisões do Ministério Público (Promotor Domingos Ventura) e da Diretoria de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Ouro Preto (Arquiteta Ana Paula Paixão).
Com linguagem clara e direta, o guia não se atém a especificidades técnicas ou contextos locais, focando, especialmente, no arcabouço jurídico e nas principais dúvidas e incertezas comuns entre aqueles que, de alguma forma, convivem em áreas protegidas no país.
A obra foi estruturada em modelo de perguntas e respostas a fim de que possa servir como instrumento de consulta aos problemas cotidianos de proprietários e gestores do patrimônio cultural. Além disso, conta com índice remissivo para a identificação rápida dos temas pesquisados.




Os exemplares impressos foram amplamente distribuídos em pontos estratégicos do país, como Secretarias Municipais de Cultura, Entidades de Defesa do Patrimônio Cultural, Prefeituras, Universidades e Centros de Ensino, e a versão digital foi disponibilizada na internet.
Dado o sucesso da primeira edição, a segunda edição vem sendo elaborada desde 2021, a partir de todas as discussões desenvolvidas no NEPAC e demais órgãos de proteção, de modo que a obra ganhará um acréscimo de repertório, além de complementos importantes.
O lançamento da 2a edição será dia 06/11/2025 durante o evento, no Centro de Artes e Convenções da Ufop.